QUANDO COMEÇA A VIDA final

Olá nobre interessado nos porquês!
Lembrando que o conceito de o que é vivo, adotado por nós já no post anterior, é de que trata-se da unidade capaz de produzir outras de igual cariótipo. Então...
A vida realmente começa a partir da fecundação, pois será quando terá a capacidade de produzir outras células de igual cariótipo. Células troncos de fato são células vivas, entretanto, não podem ser entendidas como organismos independentes e terem seu uso limitado como se estivessemos matando um ser.
O vídeo a seguir é realmente muito interessante e vai ajudar a entender nossas idéias.

Video 1. Um maravilhoso resumo visual das etapas do desenvolvimento humano - da fecundação ao nascimento.

A fecundação E o desenvolvimento humano. Sendo assim, podemos entender que o uso de embriões e o aborto implicam em interromper o processo da vida, já o uso de métodos anticoncepticos em evitar a vida. Aí temos o dilema: onde torna-se morrer. A morte celular pode então ser diferenciada da morte da consciência: um organismo como nós, conscientes e com laços sociais, enquadram-se nas duas categorias e por isso existem as discussões. Uma pessoa com morte encefálica e que perdeu seus laços sociais - definitivamente está morta - é como uma máquina que pode ser ligada a uma fonte de energia.

Figura 1. Comparando a um computador, onde pode ser trocado drive de CD ou disquete, placa de video, placa de som, fonte, monitor ou teclado, nosso corpo pode ter partes trocadas para que o mal funcionamento em uma peça não prejudique o funcionamento total. Mas uma peça é fundamentalmente importante: a placa mãe. É ela, juntamente com os softwares, que controla as partes e por isso se parar de funcionar...terá que trocar de computador...mesmo que aproveite algumas peças em outro - como em uma doação de órgãos. A nossa placa mãe é o cérebro que também funciona como um HD, é nele que estão as informações que nos permite viver.

Agora a diferença, adotada por nós, entre: vida evitada, interrompida e a morte humana propriamente dita.

Evitar surgimento de uma vida humana é não fornecer as condições naturais e não existe erro nisso. Não é apenas o caso de métodos anticonceptivos, deixar de praticar sexo, por mais absurdo que pareça, também é uma forma de evitar a vida. Células tronco, apesar de possuírem características que permitem se diferenciarem em qualquer outro tipo de célula, sua utilização na produção de órgãos não pode ser considerada nova via para gerar vida humana e sim manutenção de vidas humanas! Como em um computador!  Afinal, um órgão não é um humano, apenas parte de um, se possível criá-lo industrialmente, salvará vidas! Fantástico!

Figura 2. Evitar é sempre o melhor remédio. E deve ser feito no momento certo. Sinto muito Sr. pai irresponsável, mas você está fazendo isso muito errado.

Interromper nova vida humana é impedir que o curso natural da divisão mitótica atinja grau de organização e diferenciação que permita o desenvolvimento de um centro nervoso, como no aborto ou uso de embriões. Lembrem-se que aborto pode ser de embrião ou feto, sendo muito mais comum o de embriões com até 57 dias - 1º dia da 9ª semana. Já foi observada atividade "cerebral"  com 40 dias, ou seja, ainda na fase crítica e de aborto espontâneo, o embrião ainda não sente dor, enxerga ou ouve (parece  coma, não é verdade?), porém a atividade cerebral é uma característica que nos torna humanos. Para nós autores, o aborto induzido a partir daqui já é assassinato.

Figura 3. Perdeu playboy! E não adianta fazer essa cara aí. Foi interrompido seu caminho para o desenvolvimento como humano.

Morte humana. Como já discutido, a morte celular é diferente da morte como humano. Um ser humano pode ter o funcionamento do corpo mantido artificialmente, mas se perder a atividade cerebral, esta pessoa deixa de viver - esta MORTA. Confira a atividade cerebral em algumas situações:

Figura 4. Um eletroencefalograma mostrando a atividade cerebral em 5 situações. De cima para baixo: awake=acordado; light sleep=sono leve; REM sleep= Sonhando; Deep sleep=sono profundo; Cerebral death=Morte cerebral. Observe o último: por isso consideramos a atividade cerebral para considerações sobre vida humana - tão humano quanto uma árvore.

Figura 5. Não se engane caro colega, só há duas representações humanas nesta imagem. O óvulo e o espermatozóide são apenas células reprodutivas (metade dos cromossomos). E a árvore, bem; ela não conseguiu se passar por um humano em estado vegetativo.

Obrigado por ler nossas opiniões sobre esse tema e não perca nossa próxima postagem.
Enquanto espera, leia o ótimo material colocado em nossa referência.
Se quer enviar sugestões, críticas, elogios ou DINHEIRO, entre em
contato blog.desenvolvimento@gmail.com

Referência:
Desenvolvimento fetal [acessado em 30 de maio de 2010 às 15:12]

English French German Spain Italian
Dutch Russian Japanese Arabic Chinese Simplified
Blog: Quimica da Vida. Tem como não linkar as duas coisas? O blog explica! Blog: A Célula. Saiba tudo sobre essa incrível unidade. Blog: Hereditariedade do futuro. Quer aprender genética? Blog: Tecidos. Mais caro que seda e melhor que amianto!