A COMPLEXIDADE DA VIDA

Olá nobre interessado nos porquês!
Já comentamos nas postagens anteriores sobre o que é, e como surgiu a vida, também discutimos quando e como ela começa e termina. Nesta postagem vamos falar da sua complexidade.
 
O ovo ou a galinha, quem nasceu primeiro?

Bem, não é tão difícil assim a resposta. 

Pense um pouco...

Agora, vamos perguntar para um monge hinduísta, para ver o que ele tem a dizer:

Sera que ele esta certo?

Vamos entrevistar um granjeiro que vive no meio dessas aves e ver o que ele nos diz:



Mas se perguntarmos a um biólogo, qual será sua resposta?

Vai ser o ovo, pois muito provavelmente ele está considerando  que os primeiros vermes metazoários surgidos no processo evolutivo, já deviam colocar ovos. Talvez mais de 500 milhões de anos. E as galinhas ? bem, elas devem ter surgido depois (e a partir) dos répteis, lá pelo período Jurássico (era Mesozóica), que começou há 210 milhões de anos. E assim, é claro que ovos chegaram uns 300 milhões de anos antes.

Mas o que isto tem haver com a complexidade da vida?

Veja a animação abaixo e pense um pouquinho...
(Aguarde o carregamento) 


É isto mesmo, a resposta esta na evolução, que é atualmente a teoria mais aceita pelos cientistas.

Mas como a evolução pode ser a fonte de toda complexidade da vida?

A animação abaixo pode ajudá-lo a compreender que a evolução é um processo extremamente lento, lento mesmo. A animação é grande, cerca de 4 Mb. Enquanto espera, você pode ir lendo este material AQUI, para adiantar o assunto do restante do post.


Resumindo: Com o passar do tempo os organismos podem sofrer alterações no seu genótipo, e consequentemente no seu fenótipo, tais alterações podem tornar este organismo mais adaptado a determinado ambiente ou não, e esta nova característica pode ser passada a seus descendentes através do material genético.

A figura ao lado nos mostra que a informação para síntese de proteínas está no material genético. Saiba mais sobre síntese de proteínas clicando aqui ou vendo esta animação aqui.

Então a chave da complexidade esta no Material genético?!

  Em sua função, o DNA é como um programa de computador em um disquete. Ele armazena e transfere informação codificada e instruções. Diz-se que o DNA humano armazena um código de informações para encher 1.000 livros - cada um com 500 páginas de letras muito pequenas e comprimidas. O código de DNA produz um produto muito mais sofisticado do que o de qualquer computador.
Toda informação química para construir um homem, um elefante, um sapo ou uma orquídea foi comprimida em duas minúsculas células reprodutivas (espermatozoide e óvulo). Além disso, toda informação está disponível nos genes para reparar o corpo quando ele é ferido.


Obrigado por ler nossas opiniões sobre esse tema e não perca nossa próxima postagem. Enquanto espera, leia o ótimo material colocado em nossas referências.

Se quiser enviar sugestões, críticas, elogios ou DINHEIRO,
entre em contato
blog.desenvolvimento@gmail.com



Quem nasceu eu não sei, mas quem morreu primeiro foi o Zé...
Sera que ele morreu mesmo?  Veja aqui porque.


;- - - - - - - - -- - - - -- - - -  - -REFERENCIAS: - - - - - - - - - - - - - - - - - -- -

Livro - A História de Quando Éramos Peixes

English French German Spain Italian
Dutch Russian Japanese Arabic Chinese Simplified
Blog: Quimica da Vida. Tem como não linkar as duas coisas? O blog explica! Blog: A Célula. Saiba tudo sobre essa incrível unidade. Blog: Hereditariedade do futuro. Quer aprender genética? Blog: Tecidos. Mais caro que seda e melhor que amianto!